Estimados visitantes:
Sede bem-vindos à Unidade Pastoral das Paróquias de Santiago Maior, S. João Baptista e Santa Maria da Feira, Concelho e Diocese de Beja, Portugal.
A Equipe Sacerdotal e seus colaboradores mais próximos quer partilhar, por este meio tão extraordinário, o nosso modo de viver, celebrar a fé e tornar realidade o desafio que aceitamos, vindo do nosso Bispo, em Setembro de 2014, de construir uma Unidade Pastoral. Fazemo-lo com os olhos postos em Jesus Cristo, o Bom Pastor, que não quer uma Igreja dividida em muitos rebanhos mas antes “um só rebanho e um só pastor”. Queremos compartilhar convosco, não apenas a nossa forma de preparar a vivência e celebração da fé mas também a reflexão teológico pastoral, e reforçar a comunicação, quer do que preparamos, quer do que já vivemos, com quantos constituem e participam nas nossas comunidades cristãs e também com todos aqueles que, em qualquer parte já vivem ou poderão vir a encontrar os mesmos ideais.
Pela experiência já realizada, sabemos que a construção de uma Unidade Pastoral exige muito tempo, dado que ela não surge por geração espontânea, ou por Decreto Episcopal, mas há-de ser obra do Espírito que espera pacientemente a nossa conversão e coragem para não desistir face às múltiplas e diversificadas resistências.
Unidos a Cristo, por um lado, sentimo-nos profundamente felizes ao saber que são muitos os irmãos que já nos conhecem e, por isso, contam connosco para fortalecer e celebrar a fé baptismal, a fé da Igreja. Por outro lado, vivemos na nostalgia ou saudade face a quantos se afastaram ou ainda não encontraram o que muitos já amam. Contamos com a boa vontade, o empenho e generosidade de todos os cristãos já empenhados na mesma tarefa, que não é nossa mas antes do Senhor Ressuscitado, único dono desta fração da Vinha que nos está confiada. Com O Senhor e estes irmãos, sentimo-nos mais fortes no zelo apostólico para cativar a outros que ainda não descobriram o amor apaixonado do Bom Pastor, em espírito de verdadeira unidade que vencerá as barreiras que ainda nos possam separar.
Se já tem o dom da fé ou, embora não a tendo já a procura com um coração sincero, conte connosco e as comunidades cristãs que nos estão confiadas.
Acolhendo a bênção de Deus, colocamo-nos também sob a poderosa proteção e intercessão de Santiago Maior, S. João Batista, Santa Maria e do mártir S. Sisenando, ilustre filho e Padroeiro desta cidade de Beja.
Beja, 07 de Abril de 2019
Equipe Sacerdotal
Pe. António Novais Pereira
Pe. António Júlio da Silva Cartageno
Pe. José Maria Afonso Coelho